Estúdio GLB  Produção e Comercialização

            Página inicial                          Quem somos                 Catálogo                 


     A obra de José Guerra Vicente

José Guerra Vicente.jpg (75809 bytes)

Nascido em 1907 em Almofala, Portugal, José Guerra Vicente veio para o Brasil aos 10 anos de idade, tendo recebido toda a sua formação musical na cidade do Rio de Janeiro, onde se instalou e produziu a sua obra. Teve como principais professores: Alfredo Gomes, Agnelo França, Paulo Silva, J. Otaviano e Francisco Mignone. Violoncelista, professor e compositor, foi nesta última atividade, no entanto, que sua personalidade mais se destacou. J. Guerra Vicente foi membro da Sociedade Internacional de Música Contemporânea (fundador da Seção Brasil). Em 1960, sua obra Sinfonia Brasília recebeu o primeiro prêmio (dividido com os compositores Guerra-Peixe e Cláudio Santoro), em concurso nacional instituido pelo Ministério da Educação e Cultura para homenagear a inauguração da nova capital. Participante que foi do Movimento Musical Renovador(1963/4), J. Guerra Vicente esteve sempre presente aos seus eventos. São daquela época: Toccata, para piano; Cenas Cariocas, para violoncelo e piano; Concerto, para trompete e orquestra e o Trio de cordas. Em 1968 ganhou o Concurso Nacional de Composição Francisco Braga ( do qual concorreram 18 partituras), com a obra Abertura Sinfônica. J. Guerra Vicente foi violoncelista fundador da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, bem como professor de Harmonia e Composição no Instituto Villa-Lobos. Faleceu em 1976 no Rio de Janeiro.

Principais composições: 3 Sinfonias; Concerto para trompete e orquestra; Concerto para violoncelo e orquestra; Concertino para violoncelo e orquestra; Carnaval Carioca, para grande orquestra; Sonata para violino e piano; Sonata para clarinete e piano; Sonata para violoncelo e piano; Trio de cordas; Quarteto de cordas; Cenas Cariocas para violoncelo e piano; Toccata ponteada para violão; Improviso para flauta solo; Divertimento para viola solo; Toccata para piano solo; Peças para formações diversas; Peças para canto e piano.

Editores

Musimed - fone: (061) 225 6820  fax: (061) 226 0478

Editora Novas Metas - R. Roque Petrella, 46 - fds. S.Paulo fone: (011) 531 0872

Ed. Vitale - R. França Pinto, 42 S.Paulo SP

Ed. Gerig - Drususgasse,7 D-5 Köln 1 Alemanha

*As obras em ms (manuscrito), bem como as editadas pela Casa Mozart e Edição do autor podem ser solicitadas pelo e-mail: estudioglb@zipmail.com.br

Catálogo da obra completa de José Guerra Vicente

Orquestra
(Parte I)

Orquestra
(Parte II)
Sonatas Concertos Instrumento e Piano
Piano Solo Música de Câmara Instrumento Solo Canto e Piano Outros